Negócios e amor

Uma das vantagens da nossa geração fazer parte da mudança de paradigma na mobilidade é que a procura de soluções ou de produtos relacionados com a mobilidade sustentável, começa a ser maior do que a oferta. Isso em linguagem comercial tem um nome, mas eu vou chamar-lhe: oportunidades de negócio.

Primeiro inicias-te no ciclismo urbano, vais às massas críticas, encontros, começas a ir trabalhar de bicicleta, compras material na loja ou no olx…
Não satisfeito começas a vender material online e mais tarde abres um boteco com a renda de um quarto, para fazeres manutenção às bicicletas dos teus amigos e amigos dos amigos.
Depois começas as vender material e bicicletas usadas. Mais um ou dois degraus e já começas a ter relações comerciais com fornecedores. O boteco enche e precisas de outro maior. Quando dás por ti já tens um estaminé montado com bicicletas novas, mecânico, contabilista e tudo.

Começas a ver que sofres de um vício perigoso que é o da ambição de querer fazer mais.
E a única forma de satisfazeres esse vício é realmente fazeres mais. E melhor. Fazeres algo realmente teu.

Começas a procurar lá fora no mercado e encontras uma empresa que faz uns quadros diferentes de tudo o que é habitual. Fazes uma montagem, um teste intensivo, mudas um ou outro componente até obteres o resultado desejado. E assim surge o teu primeiro filho. Ou melhor uma filha, chamada Véli.


A Véli é uma bicicleta urbana especial, muito compacta e robusta, desenhada e montada artesanalmente na BK Lisboa. Nasceu em 2014 e apesar de se terem vendido algumas dezenas de unidades só em 2016 é que foi baptizada em Portugal. Já passou por 3 gerações de montagens, sempre com atenção na melhor qualidade dos componentes. Vai a caminho da 4ª, com algumas alterações necessárias no quadro, mas que irá manter a mesma aparência e robustez.

Não é fácil manteres uma marca viva e aquilo que foi feito até agora corresponde talvez a menos de 10% do que devia ser realmente feito para se ter uma marca bem lucrativa no mercado. Pelo menos amor não falta.

Véli ® 
velibike.com
facebook.com/velibike
instagram.com/velibike

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s